Por que a informação contábil importa?

Tempo de leitura: 9 minuto(s)

Na semana passada comecei a escrever uma coluna no Jornal Agora de Divinópolis com o propósito de levar minha experiência como contadora e esclarecer muitas dúvidas contábeis que possam surgir aos leitores.

Penso que será interessante tratar com mais profundidade e detalhes aqui no blog da Viaz Contábil os temas que vou abordar durante a minha coluna que será publicada todas às terças no jornal.

E claro, não deixe de acompanhar o que preparamos no blog semanalmente para você!

Iniciei a conversa explicando a Importância da Informação Contábil com exemplos de erros e mitos comuns a muitos empresários iniciantes e até experientes no mercado.

Destaco 3 pontos que geram muitas dúvidas e cada um dos exemplos renderia pelo menos mais 10 artigos no blog cada. 

Mas, vamos fazer um acordo, apresentarei as situações mais comuns e eventualmente como resolvê-las e convido você para pontuar e comentar a sua opinião, dúvida ou compartilhar a sua experiência. 

Será interessante construirmos este conhecimento juntos e para responder claramente “Por que a Informação Contábil Importa?”, elenco as minhas observações quanto a falta de conhecimento da legislação, sobre quando um profissional liberal deve abrir seu CNPJ e as recomendações sobre o registro de empregados domésticos.   

4 situações geradas pela falta de conhecimento da legislação

Se você não conhece nenhuma linha do que diz a legislação que regulamenta o seu negócio e as relações financeiras, tributárias e trabalhistas do Brasil as chances de seu empreendimento não dar certo são altas.

Você não precisa ser um expert em nenhuma dessas áreas, mas deve ter uma noção básica de todas e obviamente contar com um profissional que conseguirá avaliar seus recursos e tirar suas dúvidas.

1. Ressalto que muitas empresas têm custos financeiros desnecessários pela falta de conhecimento do gestor para uma pré-análise antes das tomadas de decisão.  

Ter custos financeiros desnecessários te assusta? Aconselho que faça uso de relatórios financeiros, contábeis e de marketing mensais com o propósito de avaliar seus rendimentos, sua produção e/ou prestação de serviço.

Há alguns indicadores que você deve se atentar para equalizar o seu desempenho e traçar estratégias de melhorias a médio e longo prazo. Para isso, a chave está em saber ler e interpretar estes relatórios e pensar em soluções e ações que podem te levar ao aumento de lucro e produtividade ou a maior satisfação de seus clientes e entrada de novos clientes.

Você deve estar se perguntando como fazer tudo isso? Já adianto que não há receita de bolo para o negócio perfeito, são muitos os desafios e quando sentir-se perdido em meio a tantas informações e modelos prontos, sugiro que olhe para dentro de sua empresa e busque uma referência que se adeque a sua realidade.

Pense na sua empresa como um organismo vivo e identifique a essência do seu negócio. 

2. Um exemplo muito comum é um comportamento inadequado do gestor com um colaborador gerando uma reclamatória trabalhista. 

Problemas com funcionários sempre vão existir o que não dá para tolerar ou acontecer é um comportamento inadequado entre empresário e colaborador e vice-versa, por comportamento inadequado quero dizer qualquer forma de desrespeito ou ofensa intencional entre ambos.

Crie uma cultura dentro de sua empresa onde seus funcionários entendam o seu propósito como empresa e literalmente vistam a camisa. Faça-os acreditar e mostre-os o quanto podem crescer juntos. 

Entusiasmar e inspirar pessoas são as premissas de um bom líder. Construir um ambiente de trabalho agradável com os conflitos naturais e a prática de resolvê-los por meio do diálogo é um passo importante para a sua empresa.

E é possível estabelecer boas relações entre gestor e colaborador em qualquer segmento ou área, basta que você decida e se coloque disponível a mudar a sua realidade. 

E mais uma vez, conhecer as leis trabalhistas e suas atuais mudanças farão de você um empresário que entende a importância de estar preparado para qualquer situação.

3. Outro exemplo prático é um empresário acreditar no mito de que o regime de tributação ideal para qualquer empresa é o Simples Nacional, pois é o mais barato, deixando de fazer um planejamento tributário, o que aumenta seu custo e, consequentemente, diminui sua margem de lucro.

Gente, muitas pessoas caem nesse mito de que o Simples Nacional é o ideal e será a solução para pagar menos impostos. 

Não é bem assim, há a limitação de faturamento, algumas atividades não são contempladas, então, ressalto a importância de conhecer bem o seu negócio e definir seus processos iniciais ou identificar e documentar as atividades que já exerce na sua empresa. entre outros fatores.

Ainda mais com as mudanças do Simples Nacional em 2018, que trarão sim, novas e boas oportunidades, mas é como dizem, cada caso é um caso.

Cada empresa desenvolve uma ordem própria que é criada e estabelecida por quem toma frente do empreendimento, seja como empresário individual ou com sócios. 

Além da influência de quem é dono, uma empresa sofre com a dinâmica altamente mutável do mercado e ainda com o poder de compra e decisão dos consumidores.

Esses são fatores que devem ser levados em conta quando da abertura da sua empresa e um dos documentos que irão te auxiliar nesse começo é um planejamento tributário bem executado e detalhado.

4. No meu trabalho de conclusão de curso da Pós-Graduação, entrevistei vários empresários de Divinópolis e soube que muitos deles gerenciam sua empresa sem qualquer relatório financeiro ou gerencial e que muitos deles sequer têm uma noção básica de legislação.

E voltamos a nossa conversa inicial, lembram quando disse sobre entender o básico? É exatamente por isso. 

Quando presenciei esta realidade na minha cidade percebi que poderia fazer algo para mudá-la, mesmo que aos poucos.

No meu dia a dia já estabeleço com meus clientes e funcionários essa função básica de entendimento das leis e dos relatórios gerados pelas informações contábeis, financeiras e administrativas das empresas.

Você tem as informações necessárias para manter o seu negócio e ainda executar planos de crescimento da sua empresa. Comece a usá-las!

Profissional liberal precisa de CNPJ?

O profissional liberal é aquele que tem total liberdade de exercer sua atividade e é necessariamente uma pessoa com nível de escolaridade superior ou técnico.

Uma preocupação pessoal, e por isso pontuo as questões relativas a estes profissionais é que há uma grande dificuldade de discernimento da sua personalidade tributária na prestação de serviços. 

A maioria conclui que não se deve constituir uma empresa ou que não se deve utilizar da modalidade autônoma, recolhendo seu Imposto de Renda através do Carnê Leão. 

Na verdade, muitos deles não prestam contas à Receita Federal, tendo uma comprovação bancárias de todos os recebimentos oriundos dos serviços prestados. 

Quando ocorre o cruzamento de dados e a Malha Fina, não há mais a oportunidade de regularização, o que pode ocorrer um custo desnecessário com juros, multas e autuações fiscais.

Se você se enquadra nessa realidade é melhor não correr o risco de viver com o “leão na sua cola”, analisar os tipos de empresa vigentes no Brasil é o primeiro passo.

Você pode por exemplo optar por uma das modalidades de empresário individual constituindo uma EIRELI ou uma Empresa Individual. 

Recomendo que procure uma consultoria profissional para tirar suas dúvidas e saber como evitar futuras dores de cabeça. 

Empregado Doméstico

Muitos empregadores desconhecem as obrigatoriedades quando contratam empregados domésticos, qual o custo desta contratação ou se não configura vínculo empregatício.

Entenda que empregado doméstico é qualquer pessoa que presta serviço regular e de natureza doméstica, sendo assim os profissionais mais comuns são:

  • Babás
  • Vigias
  • Jardineiro
  • Empregada Doméstica
  • Lavadeira
  • Acompanhante de Idosos
  • Motorista Particular

No ano de 2015 a lei nº 150, conhecida também como Lei das Domésticas, foi instituída e regulariza a prestação de serviço dos empregados domésticos resguardando seus direitos trabalhistas.

Os empregadores passam a usar o Simples Doméstico ou e-Social para pagamento dos impostos em relação ao salário do doméstico.

O que observamos nestes anos desde a sua implementação e obrigatoriedade de prestar contas em relação ao empregado doméstico são os erros no preenchimento de dados solicitados no e-Social.

É neste ponto que uma assessoria contábil especializada pode te auxiliar e garantir o preenchimento correto evitando multas e gastos desnecessários.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado e esclarecido alguns pontos sobre a importância da informação contábil. 

Na semana que vem adentro mais na questão do Empregado Doméstico.

Se tem a pretensão de abrir uma empresa acredito que a nossa série de vídeos no YouTube também podem te ajudar. Você pode acompanhar também a nossa fanpage.

Viviane Azevedo

Viviane Azevedo
Diretora 
viazcontabil.com.br