Caí na malha fina, e agora?

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Faltam apenas 2 dias para o fim do prazo de envio das declarações do IR 2017, já finalizou a sua? O maior medo dos contribuintes é quanto a malha fina e muitos desconhecem os principais motivos de uma declaração ficar retida no Fisco. 

 

Agora, se você já caiu na malha fina, como proceder?

 

Se a declaração não foi liberada até o último lote de restituição do Imposto de Renda, significa que o documento ficou retido na malha fina. Nesse caso, o melhor a fazer é antecipar-se à intimação enviada pela Receita Federal e tomar as atitudes necessárias para regularizar a situação junto ao Fisco.

 

Para consultar o status da declaração e verificar os possíveis erros existentes no documento, o contribuinte pode acessar o Extrato do Processamento da DIRPF, disponível no site da RF, e realizar a conferência.

 

Pendências mais comuns e como resolver

 

Em geral, há dois tipos de problemas que o contribuinte precisa resolver para se ver livre das garras do leão depois que a declaração fica retida. Confira:

 

1) Erro no documento ou informações truncadas

 

Ocorre quando há dados incompletos ou incorretos na declaração. Esses deslizes podem ser corrigidos com o envio de um novo formulário com as informações ajustadas. Isso deve ser feito o quanto antes por meio da retificação online ou do próprio programa da DIRPF.

 

2) Declaração gerou dúvida, mas não há erro

 

Nesse caso é necessário apresentar documentos para comprovar as informações declaradas. Convém separar todos os documentos e agendar, via internet, a apresentação das justificativas à Receita. Assim, é possível antecipar a análise da sua declaração e, por consequência, a restituição.

 

O auxílio de uma assessoria contábil é fundamental nesse momento. O profissional capacitado tem habilidade para identificar e solucionar inconsistências fiscais com rapidez e eficiência.

 

Como confirmar se o leão liberou o documento?

 

Para saber se o Fisco aprovou a retificação ou justificativas apresentadas, o contribuinte tem a sua disposição 3 canais de acesso:

 

  • A seção de consultas no site da RF;
  • O aplicativo da RF;
  • O Receitafone, discando 146.

 

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