Malha Fina: o que é e por que as declarações ficam retidas?

Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Em 2016, 771.801 declarações de Imposto de Renda foram retidas pela Receita Federal. O número equivale a 2,61% do total de declarações entregues. Quando isso acontece, é costume dizer que o contribuinte caiu na malha fina do Fisco.

 

O que é malha fina?

 

O termo faz referência ao processo de análise de inconsistências na declaração do IR. Quer dizer: se o sistema percebe que há alguma informação desencontrada, a RF separa o documento para uma verificação mais apurada.

 

A partir dessa avaliação, o Fisco pode solicitar explicações e ajustes ao contribuinte ou iniciar investigações fiscais formais para cobrar multas e tributos atrasados.

 

A melhor forma de evitar a malha fina é elaborar a declaração do IR o quanto antes, com calma e com o auxílio de uma assessoria contábil habilidosa.


Por que as declarações ficam retidas na malha fina? 

 

Segundo a RF, do total de declarações retidas na malha fina, 75% tem imposto a ser restituído; 22% tem tributo a pagar e 3% não possui imposto a restituir ou a pagar.

 

As razões mais recorrentes para a retenção das declarações de IR na malha fina em 2016 foram:

 

  • Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: ocorrência verificada em 409.054 documentos.

  • Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: inconsistência encontrada em 293.284 documentos.

  • Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: problema registrado em 277.848 declarações.

  • Inconsistências em despesas médicas: ocorrência constatada em 162.078 documentos.

 

Estar atento a esses detalhes faz toda a diferença para prestar contas com o Fisco com tranquilidade. Para você saber mais sobre Imposto de Renda confira nosso e-book com o Guia Completo do IR 2017 e acompanhe nossa página no Facebook.