6 razões porque a organização contábil fará o lucro da sua empresa aumentar

Tempo de leitura: 7 minuto(s)

Muito além de uma exigência legal, a organização contábil da empresa pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio. A cada dia mais e mais empresários se convencem disso e têm usado a organização contábil para compreender melhor os custos e despesas da empresa e reduzir a carga tributária incidente.
 
Uma adequada organização contábil, realizada por uma equipe de profissionais capacitados e de confiança contribui para a saúde financeira da empresa e traz muito mais clareza para a gestão. Já o contrário, ou seja, não manter a contabilidade em dia de forma adequada é direcionar a empresa para a falência.
 
Veja a seguir as 6 razões pela qual a organização contábil pode contribuir para diminuir os custos, evitar prejuízos financeiros e consequentemente, aumentar o lucro da sua empresa.  


1. Formatação do preço


 
Não importa o tamanho da sua empresa, ter o controle do que se gasta e onde se gasta é essencial para a sustentabilidade do negócio, afinal o objetivo é ter lucro e qualquer deslize, por menor que seja, pode comprometer o resultado final.

Para se evitar prejuízos na hora da venda é preciso calcular corretamente o custo da mercadoria que será vendida, ou mesmo do serviço que será ofertado. E isso só é possível quando se tem total controle dos registros financeiros. Sem esse controle, você pode vender muito, mas ter um lucro pequeno devido ao valor que está cobrando.

É muito comum ver empresários se perguntando como seu concorrente consegue cobrar um preço bem melhor que o seu no mesmo produto, conseguindo vender muito mais e conquistar sempre novos clientes. A resposta é uma só: organização contábil.
 
Se você não conhece totalmente seus custos e suas despesas, e muito menos consegue associá-los aos produtos que você está vendendo ou aos serviços que presta, tenha certeza que você nunca conseguirá superar ou mesmo alcançar o preço do concorrente sem colocar em risco o equilíbrio das suas contas. Com uma organização contábil eficiente é possível melhorar seu preço, a qualidade do seu produto e é claro, vender muito mais com maior margem de lucro.


2. Planejamento tributário


 
A organização contábil é o primeiro passo para que se possa realizar o planejamento tributário da empresa, não importa qual seja seu tamanho. É ela que mostra a real situação do negócio e ajuda a avaliar qual o melhor regime de tributação naquele momento.

Micro e pequenos empresários pensam logo no Simples Nacional por ser o enquadramento menos burocrático e geralmente o mais econômico. Porém, existem atividades que não permitem essa opção. Assim, é preciso considerar todas as possibilidades e opções com a ajuda de bons profissionais que conheçam a fundo a situação contábil e financeira da sua empresa.

Através da organização contábil da empresa é possível verificar os diversos fatores que devem ser levados em conta na hora de se fazer a opção do regime de tributação, entre eles: liquidez do negócio, faturamento, possibilidade de receber créditos tributários (PIS e COFINS).

 

3. Evitar a aplicação de sanções pelo recolhimento incorreto de tributos

 

Outra vantagem da organização contábil: evitar o não pagamento de algum tributo. Como se sabe, o Fisco costuma aplicar pesadas multas às empresas que não cumprem com suas obrigações tributárias ou que não recolhem os impostos devidos na forma correta e prescrita em lei.

Com tudo organizado e em dia, esse tipo de situação torna-se praticamente impossível, evitando-se assim que a empresa seja onerada e tenha prejuízo com a aplicação desse tipo de penalidade.


4. Obtenção de financiamentos com menores custos

 

Às vezes uma ajuda extra vinda de um crédito bancário é essencial para investir no crescimento do negócio ou mesmo restabelecer o equilíbrio financeiro, principalmente em época de crise.

Porém, todo empreendedor sabe a longa e burocrática jornada que tem que percorrer até conseguir seu financiamento com as melhores condições. Sabe também, que credibilidade nesta hora é fundamental. As linhas de crédito bancário serão tão mais baratas quanto mais detalhadas e completas forem as informações contábeis da sua empresa apresentadas ao banco. 

É impossível pensarmos em credibilidade se não existe transparência, e a transparência de seu negócio só se revela na apresentação ao gerente do seu banco do Balanço Patrimonial e das  demonstrações financeiras, documentos que só o trabalho sério de organização contábil, feito pelo seu escritório de contabilidade, pode fornecer com segurança.


5. Evitar gastos decorrentes de condenações trabalhistas


 
Já imaginou ser condenado a pagar uma indenização trabalhista por conta de algo que já foi pago a um funcionário porque sua empresa não conseguiu provar o pagamento? Impossível acontecer isso se tudo estiver bem organizado, já que você teria, assim que precisasse todos os registros em comprovantes de pagamentos nas suas mãos.

Os escritórios de contabilidade possuem pessoal encarregado no processamento da folha de pagamentos e de todos os demais documentos referentes às relações de trabalho. Faz parte de uma eficiente organização contábil que esse trabalho seja feito com muito cuidado e atenção.  Assim você poderá ficar tranquilo de que tudo está correndo perfeitamente dentro das leis trabalhistas. 

Se a empresa for acionada na justiça trabalhista, uma contabilidade organizada e em dia será fator decisivo na hora da defesa. Sem falar o quanto irá facilitar também o trabalho da perícia contábil, caso seja ela necessária, diminuindo a chances de algum erro que venha a prejudicar o seu negócio e causar prejuízo. 

 

6. Facilitar a tomada de decisões

 

A organização contábil das transações financeiras da empresa tem como resultado o amplo conhecimento de todos os números e facilita a tomada de decisões mais rápidas e confiáveis pelos gestores, podendo impactar diretamente no lucro da empresa.

Com dados contábeis confiáveis fica mais fácil, por exemplo, decidir pela redução do preço de determinado produto para aumentar as vendas e com isso diminuir o estoque. Ou ainda, pela contratação de mais funcionários para aumentar a produção de determinado item com a demanda em crescimento.
 
A organização contábil é de grande importância para o crescimento da sua empresa, com ela é possível estabelecer indicadores e metas, decidir sobre novos investimentos, contratação de funcionários, desenvolvimento de novos produtos e outras ações que venham a impulsionar o negócio e gerar um aumento do lucro da sua empresa.

Como se pode perceber, a organização contábil, quando realizada por profissionais competentes, é fator decisivo para o crescimento do seu negócio. Para saber mais sobre este e outros assuntos curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens.