Dica da 6ª semana: Mais 5 gastos e despesas que são dedutíveis no IR

Tempo de leitura: 1 minuto(s)

Vamos finalizar os gastos e despesas dedutíveis no Imposto de Renda nessa sexta semana com mais 5 gastos que você possa ter feito em 2016 e que são dedutíveis no seu IR:

 

1. Gastos com educação 

 

Informe de rendimentos da instituição de ensino, contendo nome e CNPJ da instituição e o curso ao qual se refere a despesa. Podem ser utilizadas despesas com ensino infantil, fundamental, médio, educação profissional técnica e tecnológica, superior, pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado. 

 

2. Gastos com previdência privada 

 

Informe de rendimentos relativos à contribuição de Previdência Privada PGBL solicitado junto à instituição financeira. 

 

3. Doações

 

Recibos de doações efetuadas, observando que somente serão dedutíveis as doações a instituições que possuam incentivo tributário. 

 

4. Despesas com empregados que não geram fins lucrativos 

 

Comprovantes de pagamento de INSS e dados (NIT, CPF e nome completo) de empregada doméstica, caseiro, babá, cuidador, jardineiro e motorista particular. 

 

5. Despesas com pensão alimentícia 

 

Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia a dependente(s), desde que o pagamento tenha sido definido por decisão judicial ou acordo por escritura pública.

 

Para saber mais sobre o IR 2017 baixe gratuitamente nosso e-book com o Guia Completo do Imposto de Renda. Acompanhe também nossa fanpage.