Controle financeiro e contábil: Entenda a diferença entre eles

Tempo de leitura: 6 minuto(s)

Você sabe a diferença entre controle financeiro e contábil? Muita gente, inclusive empreendedores e gestores também não sabem e acabam confundindo uma coisa com a outra. Porém, é importante saber diferenciar cada um desses procedimentos para que você consiga gerir melhor o seu negócio. 

 
Por que saber a diferença entre controle financeiro e contábil?

 
Para quem está começando seu negócio agora ou mesmo para aqueles que já tem uma empresa há algum tempo, e tem intenção de regularizar seus controles internos, saber a diferença entre esses dois procedimentos é fundamental para uma melhor gestão do negócio.
 
Controle financeiro e controle contábil são dois lados da mesma moeda e precisam caminhar juntos para que se alcance o objetivo comum: o lucro da empresa. Enquanto o controle contábil é responsável por analisar de forma minuciosa todas as transações da empresa, o controle financeiro, com base nos dados e relatórios das movimentações, atua para gerar melhores resultados.
 
Vejamos agora cada um deles de forma mais detalhada.

 
Controle financeiro

 
O controle financeiro ou gestão financeira está diretamente relacionado ao capital, ao dinheiro da empresa e deve ser realizado através da ferramenta “Fluxo de Caixa”. Seu objetivo é garantir um saldo sempre positivo para a empresa e evitar retenção de valores em caixa acima do necessário ao invés da utilização deste “excesso” em aplicações financeiras. E é por meio deste controle que os gestores elaboram e aplicam estratégias para que toda ação gere resultado positivo para o negócio.

Para alcançar esse objetivo, os profissionais responsáveis pelo controle financeiro devem estar disciplinados e atentos para que todo valor que entrar e sair do caixa conste neste controle. Trata-se de um trabalho de acompanhamento diário e bastante minucioso, nenhuma transação monetária pode escapar, por menor que seja, gerando assim dados reais para análise.  É este rigor que garante a segurança da sustentabilidade financeira da empresa. 

Para elaborar planos de ação que tragam resultados positivos para o negócio, o controle financeiro deve retratar todos os procedimentos administrativos, todos os investimentos e transações financeiras da empresa. 

É por meio de uma boa gestão financeira e das análises de seus dados que serão tomadas grandes e pequenas decisões na empresa, como, por exemplo, a contratação de um novo funcionário, a troca de um fornecedor, um aumento de salário ou mesmo a aquisição de uma nova máquina, lançamento de uma liquidação somente com pagamento a vista para suprir a falta de dinheiro em caixa detectada em um determinado período, aquisição de empréstimos caso seja constatado que os recursos próprios serão insuficientes para arcar com os pagamentos, dentre outros.

Assim, é fundamental que o gestor financeiro, trabalhe sempre em harmonia com outras áreas da empresa e principalmente com seus diretores, para que ambos tenham a mesma visão de todo o negócio. 
 

Podemos resumir as características do controle financeiro:

  • Seu objetivo é que o saldo esteja sempre compatível com as obrigações a serem cumpridas;

  • Serve de respaldo para a tomada de decisões ou ações;

  • Monitora diariamente o que entra e sai do caixa da empresa;

  • Serve de base na análise do ajuste preço dos produtos ou serviços;

  • Torna a gestão eficiente e eficaz.


Controle contábil


O controle contábil, muito além de ser uma exigência legal, é uma ferramenta fundamental para a saúde financeira da empresa. Empreendedores e gestores já perceberam que o valor das informações contábeis vão muito além do simples cálculo dos impostos a pagar e do atendimento às legislações civis, previdenciárias e trabalhistas. 

Não se pode falar em controle financeiro sem falar em controle contábil. Enquanto a gestão financeira tem como principal função a tomada de decisões, é a área contábil que irá fornecer os dados necessários para a avaliação do desempenho da empresa.

O controle contábil acompanha todas as transações fiscais, trabalhistas e financeiras da empresa, desde sua abertura até seu encerramento. Ele pode ser comparado a um “retrato” de toda a movimentação de ativos (bens e direitos) e passivos (total de todas as dívidas) da empresa. E só conhecendo muito bem toda a movimentação de ativos e passivos de uma empresa será possível enxergar o real cenário em que ela se encontra em determinado momento. 

Quando bem realizado, por uma equipe de profissionais competentes e confiáveis, o controle contábil é extremamente útil para minimizar os riscos do negócio e apontar intervenções necessárias para o sucesso do mesmo. Já que é por meio dele, que se pode extrair informações para análise do desempenho da empresa e assim traçar metas para o futuro.

Podemos resumir as características do controle contábil:

  • É fundamental para o empresário, pois fornece um “retrato” da situação patrimonial da empresa;

  • Influencia a tomada de decisão pela gestão financeira;

  • Aponta lucros e prejuízos da empresa.

Concluindo

O controle contábil é o responsável por fornecer dados e informações essenciais para que se tenha uma visão de futuro para a empresa. Já o controle financeiro serve de guia para o negócio nas decisões do dia a dia, tendo sempre como objetivo um equilíbrio entre obrigações e recebimentos.

Assim, controle financeiro e contábil precisam estar em harmonia um com o outro, precisam estar alinhados. Um não deve, nem pode excluir o outro, é a soma dos dois que irá garantir a sustentabilidade do seu negócio.

E para ajudar sua empresa a equilibrar os aspectos financeiro e contábil, nada melhor do que contar com profissionais de contabilidade que entendam de ambos os assuntos e que estejam dispostos a apresentar as melhores soluções para sua empresa. 

Gostou do post? Para saber mais sobre este e outros assuntos curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens.