Saiba agora o que acontece com quem não declara o Imposto de Renda

Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Se você não declara o Imposto de Renda além de multa estará sujeito a ter o CPF cancelado.

 

Faltam 30 dias para o prazo final de envio das declarações do Imposto de Renda 2017, já finalizou a sua? As mudanças do programa do IR facilitam o preenchimento e envio da declaração, mas ainda assim algumas dúvidas pairam pela cabeça dos contribuintes.

 

E quem não se atenta ao prazo de entrega (28 de abril) e se encaixa como declarante, mas não faz a declaração, acaba enfrentando alguns problemas do tipo: 

 

Multa pelo atraso.

 

A partir de 0h de 29 de abril de 2017 já ocorrerá a incidência de multa que tem o valor mínimo de R$ 165,74 e o valor máximo de 20% do imposto sobre a renda devido.

 

Dificuldades para alugar imóveis.

 

Caso a imobiliária exija a declaração e você não cumpriu com o prazo do IR, além da multa que deve pagar ao Fisco enfrentará obstáculos para locar imóveis. 

 

Cancelamento do CPF.

 

Se o contribuinte não declara o IR está sujeito a ter o CPF cancelado e isso gera uma série de impedimentos como:

 

  1. Não poder abrir contas e tirar passaporte. 

  2. Restrições para financiamento bancário ou parcelamento de compras. 

  3. Impossibilidade de participar de concursos. 

  4. Proibição de receber aposentadoria oficial ou prêmio de loteria.

 

Para ter as contas em dia com o Fisco e evitar o leão não esqueça de conferir todos os documentos do IR e revisar todos os campos de preenchimento para garantir que não errou números de CPF nem valores. 

 

O nosso Guia Completo do Imposto de Renda traz as melhores e mais completas dicas sobre o IR e se a dúvida permanecer não hesite em contatar uma assessoria contábil.