Dica da 1ª Semana: Saiba como organizar os documentos do Imposto de Renda 2017

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Aproveite esta primeira semana para separar a documentação básica utilizada no preenchimento da declaração do IR 2017.

Você vai precisar de comprovantes de rendimento e de despesas relativos a 2016, documentos pessoais de seus dependentes e outros detalhes importantes.


Confira e siga o check list da semana 1:

 

  • Baixe o Programa Gerador de Declarações do  IRPF/2017, disponível no site da RF.

  • Encontre o comprovante da sua DIRPF 2016, você vai precisar do número desse recibo.

  • Separe os documentos básicos do declarante: CPF, título de eleitor, comprovante de endereço.

  • Reúna tudo que comprove os rendimentos, tributáveis ou não, obtidos em 2016.

  • Junte os comprovantes de despesas: os seus e dos dependentes.

  • Providencie o CPF de seus dependentes: em 2017 é preciso informar o CPF dos dependentes a partir dos 12 anos.

  • Solicite os comprovantes de rendimento de seus dependentes: bolsas de estudo, estágios remunerados e eventuais salários.

  • Organize os comprovantes de gastos com saúde: observe o que pode ou não ser deduzido. 

Caso tenha dúvidas sobre quais documentos separar e quais serão dedutíveis baixe nosso e-book abaixo