9 táticas para reduzir o IR de forma lícita

Tempo de leitura: 5 minuto(s)

 

Fique por dentro de algumas táticas que ajudam o contribuinte a pagar menos IR sem infringir a lei nem correr o risco de cair na malha fina. 

 

1. Adicionar despesas com reformas ao valor do imóvel 

 

O contribuinte que se desfaz desse tipo de bem tem de pagar 15% de tributo sobre o ganho de capital. Portanto, quanto mais baixa for a diferença entre o valor pago na compra e o recebido com a venda do imóvel, menor será o imposto. 

 

Assim, vale elevar o custo de aquisição, acrescentando gastos com benfeitorias feitas no imóvel. Nessa brecha, pode-se incluir despesas com construção, ampliação, reformas, reparos em encanamentos e pintura e reparos em pisos. 

 

Todos os gastos precisam ser comprovados com recibos e notas fiscais que contenham o CPF e/ou CNPJ dos vendedores ou prestadores de serviço. 

 

2. Acrescentar gastos com corretagem 

 

Taxas de corretagem e de administração de aluguel podem constar como despesas dedutíveis desde que o contribuinte possua os comprovantes do pagamento. 

 

3. Separar ou unir as declarações dos cônjuges 

 

Ao somar as receitas tributáveis do casal numa única declaração de IR, aumenta-se a chance de atingir uma faixa de tributação maior. Se os dois trabalham, separar as declarações pode ser bom, pois permite que ambos usufruam individualmente do limite de isenção. 

 

Em outros casos, quando um dos cônjuges possui pouca ou nenhuma renda tributável ou muitos valores a deduzir e o outro tem imposto a pagar, é mais vantajoso juntar tudo numa declaração só. Por isso, o ideal é procurar a assessoria contábil Viaz e fazer uma simulação. 

 

4. Dividir os aluguéis entre os cônjuges 

 

Para casais que têm rendimentos de um bem comum, como aluguel de imóvel, é possível reduzir o valor do imposto dividindo o rendimento em declarações individuais. Ou seja, o esposo declara 50% do aluguel do imóvel e a esposa, os 50% restantes, a fim de que ambos atinjam alíquotas menores. 

 

5. Separar a declaração dos filhos 

 

No caso de pais separados, pode ser válido fazer declarações individuais para os filhos. Desse modo, a pensão paga a eles não entra na declaração da mãe, o que diminui o imposto a pagar. E, como o valor da pensão costuma ser baixo, o filho nem precisa declarar. 

 

Vale ressaltar apenas que, nesse caso, os herdeiros não podem estar como dependentes na declaração do IR da mãe e os valores recebidos têm de constar da decisão judicial homologada que definiu a pensão. 

 

6. Separar a declaração dos dependentes em geral 

 

Essa brecha segue o mesmo raciocínio usado para reduzir o imposto de casais separados. Em muitos casos, em vez de somar os valores dos dependentes aos do declarante, é melhor fazer declarações individuais. 

 

7. Incluir pai e mãe como dependentes 

 

Se seus pais têm renda baixa, podem ser dependentes vantajosos, uma vez que você poderá abater em sua declaração os custos com planos de saúde para eles. O impacto da soma dos rendimentos dos pais aposentados aos do contribuinte também pode ser reduzido. 

 

8. Repartir o abatimento do INSS patronal 

 

A orientação para quem tem mais de um empregado doméstico (por exemplo: uma empregada e uma babá) é que cada um seja registrado por um dos cônjuges. Assim, ao declarar o IR individualmente, o casal consegue deduzir duas vezes o limite. 

 

Diferentemente do que ocorre com as despesas com saúde ou previdência, nos rendimentos tributáveis, o abatimento do INSS patronal é direto no imposto a pagar. 

 

9. Incluir custos com educação de dependentes com deficiência como gasto médico 

 

Lançando os gastos com a educação de dependentes portadores de deficiência como despesas com saúde, o contribuinte escapa do limite de abatimento para custos com educação e consegue deduzir todos os valores desembolsados com ensino. 

 

Todavia, para usar essa brecha, é necessário apresentar um laudo médico sobre o estado de deficiência do dependente e fazer os pagamentos relativos à educação a entidades especializadas. 

 

O modelo de declaração também influencia o abatimento do IR. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui. 

 

Quando a declaração de IR é feita de modo correto e atento, seguindo todas as obrigatoriedades e possibilidades de dedução, muitas vezes o contribuinte deixa de ter imposto a pagar e consegue uma restituição maior.

 

Para você não deixar nenhum detalhe passar despercebido baixe gratuitamente nosso e-book com o Guia Completo do IR 2017 e acompanhe também a nossa fanpage.