As 4 fases para abrir uma empresa [e para fazer seu negócio crescer]

Tempo de leitura: 7 minuto(s)

Você quer abrir uma empresa? Tem uma grande ideia de negócio? Quer saber como começar? Preparamos este mini guia com as 4 fases para você identificar o que necessita para abrir seu próprio negócio.
 
Montar uma empresa com sócios ou sozinho é complexo, mas não deveria. Apesar da burocracia de se registrar uma empresa no Brasil, que na verdade é o ponto mais fácil de solucionar desde que procure saber suas opções, o que está na lei e consulte um contador ou advogado trabalhista. 

O maior problema em abrir uma empresa, que também é a melhor parte de abrir seu negócio, são as decisões que você precisa tomar. Isso soa contraditório, sabemos, mas é verdade.

Pensa bem, decidir o que, como, onde investir, identificar e implantar processos, procurar os melhores fornecedores, comprar matéria-prima, atingir o ponto de equilíbrio da empresa, promover e propagar sua marca, atrair clientes, lidar com sócios e por aí vai.

Conselho: abra uma empresa de algo que você realmente AMA fazer e aprenda a PENSAR como gestor e AGIR como empreendedor para alcançar seus objetivos. 

Para acelerar os processos de decisões vale buscar referências em diversas áreas, a célebre frase “pense fora da caixa”, pode ser uma dica inicial. Montar uma sociedade ou ser empresário individual é quase um casamento, ou seja, uma relação de complementaridade. 

A analogia serve tanto para os aspectos bons quanto os ruins do casamento, quando duas pessoas se casam, uma série de manias são deixadas de lado, outras atitudes são relevadas, os dois cedem e se doam muito e fazem acordos cúmplices. 

Trazendo para os negócios, esses acordos, assim como num casamento, devem ser baseados em valores éticos e justos no qual os envolvidos concordam e devem se lembrar sempre. 

Defina os princípios, os meios e as finalidades da sua empresa e se comprometa com o seu propósito, missão, valores e visão.  

FASE 1: Conheça você e o seu negócio

Para tomar decisões importantes na sua vida, essas que transformaram completamente quem você é e sua rotina, exigem o esforço de se conhecer e saber o que você realmente quer.

 
Em resumo, sabendo quem você é decidir o por quê fica fácil. Neste vídeo você encontra 7 PERGUNTAS BÁSICAS para responder, no tempo que julgar necessário, como ponto inicial do seu negócio e da estrutura que você sonha para ele.
 

  1. Você tem sócio ou vai empreender sozinho?
  2. O que você faz? (qual a sua atividade: prestação de serviço, comércio, indústria, um pouco de tudo?)
  3. Sabe quem vai comprar de você? (quem é seu público? em que o seu produto beneficia a vida das pessoas?)
  4. Já pensou no nome e em como divulgar sua marca? (quem é você e como será lembrado pelas pessoas)
  5. Vai contratar funcionários? (pense como será sua equipe e como gostaria que fossem)
  6. Conhece os regimes de tributação? (não? vale a pena saber as características de cada um)
  7. E a localização (espaço físico ou vai investir no meio online?)

Conseguiu responder essas perguntas? Fase 1 completa!

Fase 2: Começando a colocar em prática

E agora? Como fazer sua ideia genial virar realidade? Você precisa validar a sua ideia com pesquisa e planejamento. Converse com outras pessoas sobre a sua ideia, amigos e empresários de outras áreas, saiba quem são seus concorrentes, e documente tudo.

NUNCA PENSE QUE ESTÁ SOZINHO!

Começar uma empresa não é tarefa fácil, e você deve buscar ajuda sim! Conte com consultorias como o SEBRAE e procure profissionais como contadores, advogados, consultores de carreira, publicitários e marketeiros dispostos a te ajudarem nessa segunda etapa que envolve muito planejamento.
 
Você precisa ter uma visão geral e macro da sua empresa e levantar as bases através de 4 planejamentos fundamentais que deve fazer com ATENÇÃO, ESTUDO E DISCIPLINA.

  1. PLANO DE NEGÓCIO - descrição detalhada da sua empresa, estrutura de processos básicos e completos da gestão empresarial, investimento inicial.
  2. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO - escolha do melhor regime de tributação, precificação do seu produto, margem de lucro prévia
  3. PLANO DE MARKETING - estratégias e ações para sua empresa ser vista e encontrada pelos seus clientes offline e online
  4. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - descrever todas as necessidades e etapas de produção do seu produto, que pode ser comercial, indústria ou prestação de serviço e até misto.

Tempo médio: 6 meses até 1 ano. Depende do tipo de negócio que pretende começar, afinal, muitos fatores influenciam o desenvolvimento dos seus planejamentos.

Fase 2 completa!

Fase 3: Arrumando a papelada

Chegou a hora de executar e materializar o seu sonho, essa é a hora que você vai mais precisar do seu contador ou advogado, mas como já dissemos essas duas figuras podem te ajudar desde o início da sua ideia.

 
Para isso há duas partes, a burocrática que é essencialmente de responsabilidade sua reunir todas as informações das fases iniciais para que seu contador providencie a abertura do seu negócio.

PARTE BUROCRÁTICA: Providencie o Contrato Social, os alvarás de funcionamento e do Corpo de Bombeiros, o registro da empresa/CNPJ, placas e documentos.
 
Tempo médio: 60 a 107 dias no Brasil.

PARTE DIVERTIDA: Execução das estratégias definidas nos planejamentos de negócio, de marketing, tributário e de produção.
 
Tempo médio: é você quem determina!
 
Se você já trabalha no seu negócio próprio, mas de maneira informal é extremamente importante que regularize. Aumenta os custos fiscais e tributários, porém você assegura direitos pessoais e de seus futuros colaboradores. 
 
Procure uma consultoria contábil de credibilidade, pois você precisa organizar seus documentos e avaliar as condições da sua empresa para evitar a ilegalidade e até o risco de uma ocorrência criminal.

Fase 3 completa!

Fase 4: Trabalho, trabalho e mais satisfação

Muito bom, consegui abrir minha empresa, e agora, como faço para atingir meu ponto de equilíbrio e ver os meus resultados e lucros?

Realize DIARIAMENTE o controle dos processos de:

  • produção,
  • vendas,
  • estoque,
  • custos,
  • fluxo de caixa,
  • ações de marketing
  • funcionários

Para a manutenção do seu negócio e o alcance dos resultados que espera a análise das informações que terá de balanços e relatórios mensais e anuais completos, de cada área do seu negócio, garantem a sustentabilidade e a identificação do rendimento que levará ao crescimento escalável e lucrativo da sua empresa.

Passar dessa fase significa avançar para o próximo nível e trabalhar para atingir sua missão e visão com uma base forte, flexível e com uma boa dose de amor pelo que faz!

Fase 4 completa! 
 
Ah! Essa fase é contínua e funciona seguindo o ciclo de vida e progresso que deseja para sua empresa. Teve alguns insights ao conhecer cada fase para começar o seu negócio?
 
Compartilhe este conteúdo com seus amigos e acompanhe o Momento Viaz toda terça às 15h.