4 dicas que ajudam a aumentar o valor da sua restituição

Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Quem entrega a declaração primeiro tem preferência na hora de receber a restituição, além de idosos e pessoas com doenças grave e deficiência. O pagamento da restituição começa em junho e é dividido em 7 lotes finalizando em dezembro. 

 

Muitos dos detalhes para reduzir o valor do Imposto de Renda, também ajudam a ampliar a restituição. Além disso, há algumas dicas simples que podem ser seguidas na hora de declarar rendimentos e despesas ao Fisco. Acompanhe:

 

  • Vale a pena simular a declaração nos dois modelos disponíveis – completo e simplificado –, comparar os resultados sobre imposto a pagar ou a receber que o sistema da Receita Federal informa e escolher o mais vantajoso.

  • Deduzir o máximo de despesas médicas que conseguir comprovar. Não há limite de dedução nessa categoria, isso ajuda a reduzir o valor do imposto e a ampliar a restituição.

  • Deduzir todos os custos admitidos pela RF para diminuir o IR e, assim, favorecer a ampliação da restituição.

  • Preparar a declaração com antecedência, mas entregar nos últimos dias do prazo estabelecido pela RF para ser restituído no último lote e aproveitar a correção do valor pela Selic.

 

O fato de entregar a declaração no prazo certo e não constar em nenhum dos lotes de restituição indica que o contribuinte foi pego pelas garras do leão e caiu na malha fina da RF. 

 

Para saber mais sobre Imposto de Renda baixe gratuitamente nosso e-book com o Guia Completo do IR 2017 e acompanhe nossa página no Facebook.