Dicas de gestão empresarial

Tempo de leitura: 7 minuto(s)

A gestão empresarial é de suma importância para o sucesso empresarial, pois é a partir dela que se traçam as metas e os caminhos para o alcance das mesmas.

Por que você quer abrir uma empresa? O que realmente te motiva? Abrir um negócio não deve ser por impulso, afinal você dedica tempo, investe dinheiro (em muitos casos as últimas economias), faz escolhas e se vê em situações que não esperava. 

E ah! Dá trabalho, muito trabalho! Por isso decidir abrir uma empresa é uma empreitada quase hercúlea, e quando dizem para fazer o que se ama ou se tem mais afinidade e habilidade, é um dos conselhos mais sábios que existem.

Amar o que faz é o combustível interminável que te manterá firme diante toda sua trajetória como empreendedor. Por que você acha que grandes empresários alcançam o sucesso?

Há mais um fator além do trabalho e do amor pelo trabalho: a inteligência. Você pode estar se perguntando: “que relação isso tem com a gestão empresarial?”, TUDO! 

Estes são os 3 ingredientes primordiais para se começar um negócio e a gestão empresarial é a ferramenta para canalizá-los num planejamento que ordenará os processos e recursos da empresa levando a concretização do seu sonho. 

Então, quando começa a gestão de uma empresa?

A gestão deve se iniciar no processo de abertura da empresa, perfazendo a estruturação do negócio, como o estudo de mercado de consumidores e de empresas que oferecem o mesmo produto, a estrutura física necessária, a localização, o perfil da equipe a ser contratada, entre outros dados específicos da atividade a ser desenvolvida.

A partir do funcionamento da empresa, a gestão passa a ser a formatação empresarial em relação às atividades administrativas, operacionais e financeiras.

As empresas que não utilizaram desse modelo de gestão desde o início do seu negócio devem implementá-lo para a reestruturação empresarial.

O empresário que não aplica a gestão empresarial muitas vezes nem perceberá se está irregular diante os órgãos de fiscalização federal, estadual e municipal.

No início do ano a FGV-SP divulgou uma pesquisa realizada em fevereiro de 2017 e apresenta um dado alarmante: 86% das quase 18 milhões de empresas brasileiras ativas têm pendências com a Receita Federal, FGTS e a fiscalização municipal.

A pesquisa não especificou a natureza das irregularidades, e sabemos que fatores como a atual situação econômica do país junto a complexa legislação tributária vigente dá margem a interpretações erradas, inclusive entre profissionais de contabilidade e economistas.

Sei que a “burocracia do sistema” parece um muro intransponível, mas é neste momento que você deve buscar os recursos corretos para atravessar este obstáculo. 

Além da inadimplência, que se torna quase uma regra, observamos também a alta taxa de mortalidade das “novas empresas” brasileiras. 

Segundo o Sebrae, 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano de existência e, em entrevista, consultores definem a falta de conhecimento administrativo como a maior causa. 

Digo que temos duas razões máximas para reverter a realidade das micro, pequenas, médias e grandes empresas no Brasil através da gestão empresarial: a inadimplência e a mortalidade.  

E como reverter essa situação? Comece pensando como e por que se dedicar a gestão da sua empresa. A gestão compreende a modelagem da empresa em relação aos seus processos:

  • Formato de atendimento, 
  • Controles e planejamentos financeiros, 
  • Formato de solução de problemas, 
  • Comportamento da equipe, 
  • Atualização profissional de toda a equipe,
  • Planejamento estratégico.

Por isso friso aqui a necessidade de capacitação dos gestores, não há outra via senão pelo conhecimento e troca de experiência entre empresários, profissionais da área contábil, financeira, jurídica, marketing, RH e comercial.

Dois pilares da Gestão Empresarial: Gestão Financeira e Gestão de Pessoas

Preciso destacar estes dois pilares da gestão empresarial que impactam diretamente nos resultados e objetivos de uma empresa: a Gestão Financeira e a Gestão de Pessoas.

Vamos começar com 3 questões que tangem a gestão financeira de um negócio:

  1. Como detectar qual o capital de giro necessário? 
  2. Como detectar a necessidade de uma liquidação para aquisição de dinheiro em caixa num determinado período? 
  3. Como planejar o prazo necessário para pagamento a um fornecedor? 

Todos estes questionamentos estão englobados numa boa gestão financeira através da ferramenta fluxo de caixa. É imprescindível a implementação deste controle através de planilhas ou sistemas próprios para este fim. 

Com a ferramenta do fluxo de caixa, o gestor possui uma base de relatórios com informações que o leva a:

  • Planejar estrategicamente uma negociação na aquisição de produtos dentro das condições que o negócio consiga arcar com os pagamentos. 
  • Planejar as vendas de produtos ou serviços somente à vista, conseguindo a arrecadação de valores para suprimento de caixa em um determinado período. 
  • Ter a visão da necessidade de busca de capital de terceiros para a continuidade do negócio. 
  • Visualizar também a possível variação de preço de venda do produto ou serviço. 
  • Implementar um preço mais acessível se necessário, dentre outras possíveis análises financeiras.

O segundo pilar essencial para uma bom controle administrativo da sua empresa é a gestão da equipe. 

Uma empresa é formada por pessoas e lidar com pessoas é sempre um desafio e um prazer.

São personalidades, experiências de vida e visões de mundo completamente diferentes que possuem habilidades diversas que podem e vão agregar a sua empresa desde que você consiga empolgá-las, motivá-las e entusiasmá-las.

Pensar em um perfil de colaboradores eclético é altamente vantajoso, e é preciso deixar claro os objetivos, valores e missão da empresa. 

O seu maior desafio será conseguir mostrar a sua equipe o ponto comum entre as diferenças estabelecidas por cargos, funções, idade, experiência de mercado.

Quebrar preconceitos começa por apresentar e entender os conceitos que constroem a sua empresa. Desenvolver a “equipe dos sonhos” depende de muitos fatores e principalmente de fazê-los entenderem as suas ideias e da sua capacidade de compreender os anseios e desejos de seus funcionários.

Para quem já tem uma empresa há um tempo e já possui uma equipe sabe que cada funcionário de alguma forma oferece uma contribuição direta ou indireta no plano estratégico que irá gerar a excelência na qualidade dos serviços e na relação com os clientes, gerando maiores resultados financeiros.

Você deve estar se perguntando agora: “Como fazer a gestão de pessoas?”. Mantenha sua equipe motivada, integrada e capacitada através de treinamentos sem se esquecer do reconhecimento a cada etapa de crescimento de cada um dos componentes da equipe.

Trarei outras orientações para uma boa gestão. Acompanhe minha coluna semanal todas às terças feiras no Jornal Agora.

Em caso de dúvidas, conte com minha assessoria que fica na Rua Rio de Janeiro, 1050/3º andar, Centro - Divinópolis-MG. 

Acompanhe também a página da Viaz Contábil e o nosso canal no YouTube.

Viviane Azevedo

Viviane Azevedo
Diretora 
viazcontabil.com.br