3 áreas da gestão que você deve planejar antes de registrar sua empresa

Tempo de leitura: 7 minuto(s)

Gestão vem de gesto e significa ato de gerir ou administrar. O gestor, antigamente, apontava o lugar que as coisas ficavam no estoque, delegava o que cada pessoa faria e era só isso. Hoje, a realidade exige mais do gestor, ele não apenas aponta ou delega o que as pessoas devem fazer ou onde as coisas devem ficar. 

Ele planeja, direciona e trabalha visualizando o futuro da empresa. Atuando como parte ativa da administração do negócio.

Para quem está começando e dando os primeiros passos para abertura de sua empresa entender essas 3 áreas da gestão farão toda a diferença no início dessa aventura.

Gestão Empresarial   

Uma gestão bem sucedida começa com um planejamento bem feito. 

Pensar a sua empresa consiste em estudar o seu negócio, escolher a melhor localização, conhecer o seu mercado, identificar os seus clientes, se propagar, e ainda acompanhar seus concorrentes.

Isso significa que você deve formar uma base firme e sólida com os valores que vão nortear sua conduta empresarial até alcançar o que deseja.

Onde você quer chegar com o seu negócio? Todas as pessoas querem crescer, chegar ao topo, mas algumas esquecem que não existe atalho e muito menos fórmula mágica.

O que se deve fazer é caminhar degrau a degrau,com segurança e confiança nos primeiros passos para que você se sinta capaz de ir a frente.

Se for necessário voltar e rever, faça o mais rápido e ágil possível, os primeiros passos são a preparação para criar uma ponte que te levará a um outro lugar, com mais possibilidades de alcançar o topo.

Pense que está subindo estes primeiros degraus e você se vê diante um penhasco, dá medo, parece que tudo o que fez até ali foi inútil e que você vai cair. Bem, se deixar o medo te consumir é bem provável que você caia e levantar ficará mais difícil, para não dizer impossível.

Não quero te assustar com essa visão, quero que se coloque nesse lugar e analise a distância até o outro lado do penhasco, vai perceber que não é tão longe assim e se tiver os materiais necessários pode até chegar ao outro lado.

Você passa a conferir se de tudo que construiu e conquistou até chegar aquele limite te permitirá fazer uma ponte.

A principal característica de uma ponte é que ela liga no mesmo nível lugares não acessíveis separados por um rio, vale ou obstáculos aparentemente intransponíveis.

Uma ponte deve ser bem construída também, com atenção e cuidado você deve escolher bem os materiais e firmar os pontos de sustentação para que a caminhada seja tranquila.

E até isso pode ser planejado, quando você avalia o que fez e se prepara para chegar ao outro lado que o levará a uma nova escalada. 

É um território novo e desconhecido. Então aproveite, lembre de seus princípios, eles te fizeram chegar até aqui e continue.

Ter um negócio próprio é estar nessa situação muitas e muitas vezes, quase diariamente. Tomar decisões, fazer negociações, investir em recursos materiais e intelectuais.

Numa empresa além da gestão empresarial que tem a visão do todo a Gestão Financeira e a Gestão de Pessoas são mais 2 pilares na construção da sua base.

Gestão Financeira

Você tem quanto para investir em você mesmo? Investir no seu negócio, quando dizem que tempo é dinheiro as pessoas podem interpretar de forma equivocada o tempo gasto planejando como tempo perdido e consequentemente perda de dinheiro.

ISSO É MENTIRA. Uma moeda tem dois lados, certo? Somos cercados de moedas e nem sempre as mais valiosas tem natureza monetária, que fará você comprar um bem material como um carro ou uma casa.

As finanças da sua empresa podem lidar essencialmente com a quantidade de dinheiro que você precisa para iniciar seu negócio, capital inicial. E também com o quanto você precisa de capital de giro para manter a sua empresa ativa.

Existem gastos como tributos, contas de manutenção (água, luz, internet), compras de matéria prima, equipamentos, salário de funcionários, seu pró-labore, pagamento de fornecedores, investimento em publicidade e tantos outros. 

Agora te pergunto, se você não tem um planejamento financeiro pautado nas suas condições, na sua realidade, como conseguirá manter a sua empresa?

Você tem prazos para cumprir, mercadorias para vender, serviços para entregar, você precisa de tempo. E precisa saber administrar o seu tempo e o tempo da sua empresa.

Quais ferramentas você tem e quais precisa adquirir? A ferramenta básica de qualquer negócio, independente se é comércio, indústria ou serviço é o Fluxo de Caixa. É com ele que você mede a quantidade mínima que deve ter em caixa no dia a dia para fazer seu negócio se auto sustentar, gerar lucro e te dar chances reais de crescer.

Por isso é tão importante pensar os detalhes mínimos e estabelecer estratégias e objetivos que sejam possíveis de serem alcançados.

Gestão de Pessoas

É considerada uma das áreas mais delicadas de gerir em uma empresa. Um gestor de pessoas é uma ponte entre empresa e colaborador.

Talvez sua empresa não terá um quadro grande de funcionários e você mesmo fará essa função. 

Por isso você deve visualizar a equipe de profissionais que quer ao lado, o perfil adequado de cada pessoa para exercer cada função dentro da sua empresa.

Como você irá contar a elas a cultura que quer para sua empresa e principalmente, como você vai motivá-las diariamente em relação a desempenho, cumprimentos de metas, trabalhar para adquirir conhecimento.

Você deve pontuar como quer a sua equipe, mas também precisa ser realista, identificar talentos e conquistá-los para que eles queiram ficar é o maior desafio de um gestor de pessoas dentro de uma organização independente de seu tamanho.

As gerações que buscaram a primeira experiência profissional tem mentalidades e comportamentos diferentes do seu. E você precisa se comunicar com todas elas, aprender como fazer isso bem é essencial para seu negócio.

Porque quando conversamos criamos laços de confiança. E para o melhor desempenho da sua empresa, os seus interesses devem ser alinhados com os interesses de seus funcionários.

Se você tem uma empresa e está com problemas de irregularidades trabalhistas ou financeiras, acredite, insistir na informalidade pode te levar a mais prejuízos do que imagina.

Falaremos desse assunto no final da série sobre abertura de empresas no nosso canal do Youtube no quadro Momento Viaz. 

E se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos e não deixe de acompanhar a fanpage da Viaz Contábil.