Cuidados que você deve ter em relação a Segurança e Medicina do Trabalho

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Você sabe as diferenças entre a segurança e a medicina do trabalho? São duas áreas que atuam de forma complementar uma a outra no ambiente de uma empresa, mas com suas particularidades e profissionais específicos. 

A Segurança do Trabalho estuda e promove medidas técnicas que tratam da prevenção de acidentes dentro do ambiente profissional, ou seja, garante a integridade física do funcionário.

Uma de suas funções é orientar o corpo de colaboradores quanto às medidas preventivas adotadas pela empresa. 

Já a Medicina do Trabalho atua preservando a saúde do empregado, especialmente ligada às doenças ocupacionais e profissionais. Seu objetivo maior é preservar a qualidade de vida do empregado, o que inclui sua saúde física, mental e social.  

Além disso avaliam a capacidade colaborativa de cada funcionário por meio dos atestados admissionais e demissionais, exames periódicos e de retorno ou mudança de função que são realizados por um médico especializado.

Uma das obrigações empresariais é manter o controle das medidas de segurança e medicina do trabalho de seu empregados.

A diretora da Viaz Contábil ressalta a importância deste controle nuns dos episódios do Momento Viaz, confira:


Existem empresas especializadas em segurança e medicina do trabalho que estão preparadas para o acompanhamento da saúde do empregado em relação aos riscos que a atividade empresarial os expõe. 

Essas empresas, através dos profissionais especializados, vão fazer o controle anualmente dos riscos que a empresa oferece estabelecendo um laudo que qualifique a empresa como não exercente de risco a saúde do empregado. 

São emitidos dois laudos: o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) 

O primeiro é relativo à preservação e integridade dos trabalhadores considerando também a proteção do meio ambiente e recursos naturais da empresa. É por meio deste laudo que são antecipadas, reconhecidas, avaliadas a ocorrência de riscos ambientais e consequentemente exerce o controle deles.

Já o segundo laudo tem relação direta com a prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravantes à saúde relacionados ao trabalho, incluindo os de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

Algumas profissões carecem de atestados médicos num período inferior a um ou dois anos assim como exames complementares de audição, sangue ou sistema respiratório de acordo com o risco que a atividade empresarial deixa a saúde do empregado.

A importância de manter o controle 

Se a empresa não mantém esse controle ela pode ter problemas com a justiça do trabalho porque uma das principais funções desses controles é reduzir os riscos, e em alguns casos até cancelar esses riscos, através de adaptação em máquinas, equipamentos de proteção individual e campanhas de conscientização das medidas preventivas adotadas pela empresa.

Pensar no cuidado com a sua equipe vai além da possibilidade de enfrentar um processo trabalhista caso o empregado venha a adoecer ou perder a qualidade de saúde de vida por causa da exposição do trabalho. 

Mostrar que a empresa está ciente e garante a saúde de seus trabalhadores é extremamente positivo para agregar valor real e verdadeiro a empresa.

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